Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter | 24.08.21

Todos os benefícios de uma boa flexibilidade para a sua saúde!

Vânia

1vbc.jpg

A flexibilidade é normalmente uma das primeiras dificuldades que os iniciantes sentem nas aulas de Yoga. O trabalho de alongamentos por si só não é habitualmente realizado em outras modalidades, sendo utilizado apenas no final de um exercício físico intenso.

 
É por isso uma dificuldade muito comum e não deve de ser um motivo para não começar a praticar Yoga, se assim o entender, pois tal como a força ou a resistência, pode também ser melhorada.
 
Claro que existe quem tenha naturalmente uma maior flexibilidade comparativamente com outras pessoas mas cada um deve de trabalha-la dentro das suas limitações anatómicas e morfológicas.
 
Ter muita flexibilidade pode até ser útil para impressionar em alguns asana mais exigentes mas o verdadeiro benefício dos alongamentos é o estiramento que provoca no sentido contrário ao da contração do músculo o que vai aumentar, não só, a sua definição como a força de todas as suas fibras.
 
A flexibilidade a par da força é um parâmetro de saúde e qualidade de vida que deve ser tido em consideração. Gradualmente ao longo das nossas vidas vamos perdendo a amplitude dos movimentos e, por isso mesmo, a flexibilidade deve de ser trabalhada permitindo a manutenção da nossa agilidade e facilidade na realização de tarefas diárias ao longo de toda a nossa vida.
 
Os alongamentos previnem, sobretudo, lesões mas também são um tipo de exercícios que abrem espaço para uma respiração tranquila e para o relaxamento mental, tão característicos das práticas de Yoga.
 
 
Quer mais alguns motivos para querer ter uma boa flexibilidade? Ora Veja:
 
 
Melhora a postura
Músculos relaxados e alongados permitem que coloquemos a nossa coluna bem alinhada. Repare que quando esta tenso/a ou preocupado/a tem a tendência a se curvar e colocar os ombros rodados para dentro quase que numa posição defensiva. Os alongamentos vão permitir contrariar esta posição e fazer a manutenção da postura correta e saudável.
 
 
Melhora a função respiratória
Para a inspiração e expiração podem ser solicitados até 22 músculos, impedir que existam tensões ou contrações neste conjuntos de músculos irá contribuir para uma respiração mais eficiente e uma mente mais clara.
 
 
Previne lesões musculares e articulares
O músculo contraído pouco trabalhado ou fatigado pode conduzir a lesões quer musculares quer articulares.
 
 
Aumenta a amplitude articular
As articulações são suportadas por músculos, se estes tiverem um alongamento facilitado para treino de flexibilidade as articulações podem ter uma maior amplitude.
 
 
Promove o alívio de tensões musculares
O alongamento contraria as tensões musculares que se acumulam devido fatores emocionais e psicológicos. Apesar de não estarmos a fazer uma atividade que exige forças o stress pode levar a que estejamos a contrair determinados grupos musculares desnecessariamente levando a fadiga.
 
 
Facilita a realização de tarefas do quotidiano
Ser flexível vai lhe permitir apanhar aquele objeto do chão mais facilmente ou tirar aquele livro na estante mais alta. Ser mais flexível é muito benéfico para a sua coluna e esta vai ajudar em todas as tarefas do quotidiano até as mais simples.
 
 
E então ficou convencido/a? Vamos trabalhar a nossa flexibilidade?
 
Namastê

2 comentários

Comentar post