Ter MAIS Ser MENOS
Consumo consiste em comprar aquilo que é essencial, necessário para as nossas vidas. O consumismo é o gasto excessivo em bens que não nos fazem, de todo, falta.
Todos os dias somos bombardeados por publicidades que transmitem a ideia de que a aquisição de bens nos vai fazer sentir bem! Que vamos ser mais felizes, mais amados e valorizados pelos outros. A publicidade tem como objetivo criar, em nós, uma necessidade formando uma ideia de urgência para nos levar a adquirir algo rapidamente. Já reparou em todos os locais onde são colocadas publicidades levando a que seja, praticamente, impossível não as ver?
Consequência disto e várias pesquisas mostram que quanto maior é a valorização dos bens matérias mais insatisfeitos e menos realizados nos tornamos. Por outro lado, tendemos a ter menos empatia e generosidade pelos outros quando o nosso foco são as coisas e o dinheiro. Algo semelhante acontece com o meio ambiente, tendemos a não nos preocupar com o facto dos nossos hábitos de consumo poderem prejudicar o meio ambiente e consequentemente todos nós.