Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Qui | 17.10.19

Os documentários sobre minimalismo que todos deviam de ver

Vânia

Imagem de Pexels por Pixabay

Pretende perceber em que consiste este estilo de vida minimalista, pretende ter uma maior consciência em relação ao consumo ou simplesmente por curiosidade estes são os documentários que tem de ver. No meu caso foi devido a um deles que despertei para esta temática e percebi realmente o caminho que estava a tomar e para onde pretendia realmente ir.

 

Minimalism: A Documentary About the Important Things

https://ourgoodbrands.com/what-is-minimalism/

Para mim os pais do minimalismo, Joshua e Ryan de 30 anos já tinham alcançado tudo, um bom emprego, progressão na carreira, casa carros... no entanto não estavam felizes. Trabalhavam muitas horas para pagar tudo aquilo que tinham e com a ambição de ter cada vez mais. Neste caminho sentiam que não eram donos do seu tempo e juntos descobriram o minimalismo. Estes dois autores actualmente ajudam mais de 2 milhões de pessoas a seguirem este estilo de vida quer através dos seus livros (ainda não disponíveis em português), do seu site The Minimalist, dos podcast disponíveis no You Tube ou do documentário na Netflix

A História de Joshua e Ryan é semelhante a de muitas outras pessoas que perceberam que ter menos seria o caminho para uma vida com mais propósito. Este documentário desperta-nos para várias questões, desde consumo ao espaço até a forma como andamos distraídos na tentativa de ter cada vez mais coisas.

Já revi este documentário várias vezes para me ir recordando daquilo de alguns conceitos, não me canso de o ver e por isso acho que se pretendem começar por algum lado para seguirem um estilo de vida mais simples, este é o documentário. Preparem as pipocas.

 

The True Cost

https://www.rsm.nl/about-rsm/news/detail/6302-the-true-cost-documentary-and-debate-on-wednesday-april-6/

O verdadeiro custo da moda! Foi por aqui que descobri o minimalismo. Este documentário despertou-me a atenção na Netflix e depois de assistir tive de repensar totalmente a forma como andava a consumir a moda. Neste documentário percebemos como funciona na realidade a industria da moda e como são uma das mais poluidoras, exploradoras dos mais pobres e com menos consideração pela saúde do mundo e do ser humano e como nós todos (muitas vezes sem ter consciência disso) compactuamos e contribuímos para isso.

Na altura pretendia criar um Blog de moda mas este documentário foi como um murro no estômago e nada disso já fazia sentido para mim. Entrei num processo onde comecei por criar meu Guarda Roupa Cápsula, fiz um destralhe na minha casa e na minha vida e nasceu assim o Ter Menos Ser Mais. 

 

Tidying Up with Marie Kondo 

https://www.joe.ie/movies-tv/life-lessons-tidying-up-marie-kondo-658263

Mais recentemente assisti a Magia da arrumação com Marie Kondo. Já conhecia os livros desta Japonesa guru da organização, nomeadamente o livro "Arrume a sua casa arrume a sua vida" e por isso quando o documentário saiu estava bastante curiosa. O documentário consiste na visita de Marie Kondo a várias famílias americanas. O que todas estas famílias têm em comum é uma casa cheia de tralha, com uma acumulação enorme de roupa, sapatos, livros, objectos de colecção... todas estas famílias se sentem assoberbadas no meio do excesso e referem que ter as suas casas assim é por vezes stressante e cansativo pois a mesma nunca tem um aspecto organizado. 

Neste documentário a autora explica também o seu método KonMarie para dobrar e organizar melhor qualquer peça de roupa. Sou fã destas dicas e já as uso desde a época que li o livro. Portanto se precisa de uma motivação extra para atacar o seu roupeiro e reduzir a confusão em sua casa e quer saber as melhores técnicas de organização tem de assistir ao documentário desta pequena e amorosa deusa do destralhe. 

 

Tiny House Nation 

https://whatsnewonnetflix.com/norway/1616594/tiny-house-nation-2019

Não sendo este um documentário exactamente sobre minimalismo é possível perceber que todas estas famílias estão a procura de uma vida mais simples e começaram por reduzir o espaço em que vivem. Todas elas vão viver para pequeníssimas casas e assim livraram-se da despesa da renda de casa e de muitos outros bens materiais. Vale apena assistir até porque todas as casa ficam lidissimas e têm excelentes ideias de como aproveitar bem o espaço.

Se tivesse coragem (vá e também algum dinheiro) contruía uma destas casas, até lá vou-me inspirando com estes episódios que entretanto saiu recentemente a segunda temporada. Já tenho programa para este fim de semana. 

 

Deixo estas sugestões para o fim de semana de chuva que se avizinha. Qual vai querer ver primeiro?

6 comentários

Comentar post