Fazer da nossa familia minimalista
Decidimos seguir uma vida mais simples, longe da acumulação de bens desnecessários, num ambiente mais organizado e abandonar os nossos hábitos consumistas. Agora só falta que a aqueles que mais amamos e com quem partilhamos a nossa vida e a nossa casa não remem em sentido oposto. Mas nem sempre isso é fácil.
Também não queremos ser os maluquinhos/as da organização, obrigando os nossos familiares a terem as suas roupas guardadas por cores e ordem cronológica de aquisição. Nem queremos começar a deitar os seus pertences fora, só porque não os usam há anos.
Seja uma inspiração
Não existe melhor maneira de influenciar os outros que nos tornando, nós próprios, numa inspiração. Se a sua família verificar que ter uma vida mais simples lhe tem ajudado e contribuído para o seu bem estar e quem sabe também para o deles, possam se sentir motivados a segui-lo/a neste caminho. Dê o exemplo mas não insista nem tente "obrigar" a serem mais minimalistas, isso pode levar a que reajam negativamente.
Peça ajuda
Numa determinada zona da sua casa, faz um destralhe e organizou aquele espaço. Como não pretende que a acumulação se volte a instalar peça ajuda a família para que todos contribuam nesse sentido. Explique-lhes o motivo porque não pretende que aquela zona tenha novamente tralha. Ao compreenderem os seus objectivos mais facilmente vão querer ajudar.
Encontre o equilíbrio
A casa tem de funcionar para todos e a nosso ponto de vista minimalista pode não ser o ideal para algum dos elementos da nossa família. Devemos, por isso, tentar encontrar uma solução que mantenha o equilíbrio e que seja funcional para todos, mesmo que para si a solução não seja a ideal.
Se a sua família não está interessada em deitar fora todo aquilo que não precisa ou a em reduzir o consumismo, bem ai não há muito que possa fazer. Concentre-se em si, naquilo que tem controlo e onde pode actuar.