Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Sex | 17.04.20

Faça um retiro de Yoga sem sair de casa!

Vânia

Cama_Portobello.jpg

Se já participou em um retiro de Yoga sabe como esses dias longe da sua rotina habitual e com práticas de Yoga, meditação e pranayama acompanhadas de uma alimentação natural e saudável, em contato com a natureza, podem lhe trazer renovadas energias.

 
Nem sempre tem a possibilidade de se ausentar para um retiro deste tipo mas eu vou ajudá-lo/a a criar um retiro Zen na sua própria casa. Escolha um dia que esteja de folga, sozinho ou acompanhado por alguém que pretenda fazer este pequeno retiro consigo.
 
 
Comece no dia anterior

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Quando sai para um retiro tem de fazer a sua mala com aquilo de que vai necessitar, visto que vai permanecer por casa esta preparação vai se centrar em outros aspectos.

 
Prepare no dia anterior as refeições, a roupa que vai usar e o seu local de prática. Evita, assim, a necessidade de toma de pequenas decisões que acumuladas ao longo do dia acabam por nos roubar tempo e energia.
 
Prepare ou deixe tudo adiantado para as 3 refeições principais (pequeno almoço, almoço e jantar) e prepare, também, alguns snacks bem nutritivos e energéticos. Para reproduzir um retiro os pratos devem ser vegetarianos ou veganos e de preferência orgânicos (no entanto aqui a escolha é sua, o importante é que se sinta bem).
 
 
Acorde cedo

alarm-clock-2175382.jpg

 

Eu sei acordar cedo no seu dia de folga é uma chatice, mas pense, não acorda cedo para ir trabalhar? Porque não acordar cedo para fazer algo de que realmente gosta Não precisa madrugar eu diria que acordar às 7 horas é uma óptima hora. Faça os 5 rituais ayurvédicos , que o vão deixar preparado/a para o dia que lhe espera.
 
 
Práticas de Yoga

yoga-876744.jpg

Depois do ritual ayurvédico matinal está preparado/a para iniciar a sua prática de Yoga matinal, no local que preparou no dia anterior. Yoga logo pela manhã é ótimo trás inúmeros benefícios. Pode fazer uma segunda prática ao final do dia ou só mesmo essa prática, aqui a escolha será sua.

 
Se é um/a yogi/yogini com experiência faça a sua prática seguindo apenas o seu instinto, deixe que o corpo peça as postura de que precisa. Pode também seguir alguma prática de Yoga atravez do YouTube, tendo assim a possibilidade de selecionar o tema da sua própria aula ou o tempo de duração. Pode também fazer uma prática de Yoga em direto, tendo em conta a vasta oferta que existe hoje em dia. 
 
 
Nota: Nos retiros as primeiras práticas do dia são feitas em jejum, atenção se não é um/a yogi/yogini avançado/a e habituado/a ao jejum intermitente não o faça sem antes comer uma refeição leve.
 
 
Desconectar

hourglass-1875812.jpg

Nos períodos entre as práticas aproveite para se manter em retiro, pode apenas descansar em silêncio, ler, ouvir música, meditar, escrever ou aquilo que mais lhe apetecer, é apenas "proibido" ver televisão, navegar na Internet ou ler noticias. O objetivo é também dar algum descanso mental e espiritual evitando a sobrecarga de informação, o que aconteceria, obrigatoriamente, num retiro.

 
 
Passeio Zen
Kinhin é o nome da meditação em movimento praticada no Budismo Zen. Trata-se de uma caminhada que promove a tranquilidade, a concentração e trabalha o estado de consciência no presente. Faça uma caminhada fora de casa (ou mesmo dentro de casa), em um local que lhe seja agradável estar, no campo ou ao pé do mar, por exemplo. Mais uma vez, evite o trânsito ou locais com muitas pessoas para não lhe distraírem do seu processo Zen.
 
 
 
Momentos de silêncio

As refeições podem e devem ser realizadas em silêncio, caso se encontre acompanhado/a será um desafio, contudo, valerá a pena. No período após o jantar será importante adquirir o silêncio como seu amigo até a hora de se deitar. A este processo dá-se o nome de mauna. O silêncio pode ser muito revelador de si mesmo sendo um importante processo introspetivo.

 
 
Meditação

meditation_yoga_445157.jpg

Os períodos de meditação sentado/a podem ser realizados ao longo do dia, pela manhã ou à noite. Após as práticas de Yoga será uma das alturas ideais para meditar pois aqui o seu corpo e a sua mente estão preparadas para esse processo . A meditação vai lhe proporcionar o descanso e desconexão mental que procura habitualmente num retiro. 

Existem algumas aplicações com meditações disponiveis ou também vídeos no YouTube, caso pretenda uma meditação guiada. Uma meditação em silêncio é sempre mais desafiante por um lado mais mais simples de realizar. 
 
 
Deite-se cedo
Para terminar o seu retiro Zen nada como uma boa noite de sono. Uma noite tranquila vai embalar o seu bem-estar para que no dia seguinte se sinta uma nova pessoa restabelecida e cheia de novas e boas energias. Tal como iniciou a sua manhã faça um processo holístico no final do dia e vai ter assim a sua noite de sono reparadora.
 
Que tal, vai aproveitar o fim de semana para fazer o seu retiro de Yoga caseiro? 
Namastê!
 
 
 
 

3 comentários

Comentar post