Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Seg | 30.08.21

Deve-se praticar Yoga todos os dias?

Vânia

Hatha_yoga_in_Japanese_@_Semperviva_(4440276422).j

Noto que existe muito a ideia que o Yoga deve ser uma prática diária. Concordo, quem pratica Yoga de coração fá-lo no tapete e fora dele, no seu dia a dia e por isso o Yoga é uma constante na sua vida.

 

Agora, quando falamos na prática completa de pranayama, asana, relaxamento e/ou meditação, fazê-lo todos os dias, tendo em conta todas as outras obrigações, compromissos e responsabilidades do quotidiano pode ser, para a maioria, de nós impossível. Estar a nos exigir uma prática diária no meio de tantas responsabilidades pode ser mais prejudicial que benéfico, a meu ver.

 

Um estudo realizado em 2003, para avaliar os efeitos do yoga sobre o stress, na Alemanha pelo médico e naturopata Andreas Michalsen, chegou a este número, 90!

 

O estudo foi realizado com 90 mulheres (o estudo solicitava pessoas que se sentiam stressadas diariamente e a grande maioria que respondeu ao inquérito foram mulheres) em que metade delas praticou yoga 1x/semana numa aula de 90 minutos durante 3 meses ao passo que a outra metade não praticou. No final dos 3 meses foi analisado através de um questionário os níveis de stress, o estado psicológico e o nível de cortisol (hormona do stress) na saliva das participantes após as práticas. As praticantes de Yoga demonstraram clara diminuição do stress e redução de quadros de depressão ou ansiedade assim como melhoria do humor. Também verificou-se a redução de dores de cabeça e dores nas costas.

 

Perante os resultados foi realizado um segundo estudo mais abrangente com 72 mulheres divididas em 3 grupos. Desta vez havia um terceiro grupo que iria frequentar 2 aulas de Yoga por semana de 90 minutos cada.

 

O resultado foi que este grupo não demonstrou melhorias face ao grupo que apenas praticou 1x/semana. Verificou-se até que a obrigação de frequentar uma segunda aula de Yoga durante a semana, face as tarefas diárias e ao pouco tempo que muitas mulheres tinham demonstrava ser até um fator de stress adicional.

 

Claro que isto é apenas um estudo, mas a meu ver, não acho que para a maioria de nós praticar diariamente seja de todo uma possibilidade. 90 minutos demonstrou ser o suficiente para obter os resultados anti stress que qualquer pessoa pode beneficiar.

 

Pode fazê-lo num bloco de 90 minutos ou distribuir em sessões mais curtas ( duas de 45 minutos ou 3 de 30 minutos) e assim não precisa de despender de um maior intervalo de tempo a cada prática. Tudo isto dependerá da rotina de cada pessoa e se pratica em casa ou em aulas de grupo ou de forma mista. Mas 90 minutos semanais parecem-me uma meta bastante razoável para começar a obter os benefícios de bem estar que o Yoga proporciona.

 

Namastê!