Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Qui | 02.09.21

Destralhe digital

Primeira semana

Vânia

Imagem de Ylanite Koppens por Pixabay

Confesso que os primeiros dias foram, não diria difíceis, mas sem dúvida que faltava-me algo. Faltava-me ter ali à distância de “um braço” uma fonte constante de novidades.

 

Dei por mim a mexer demasiadas vezes no telemóvel esquecendo-me que já não tinha as redes sociais ativas. E por isso ficava aborrecida nos tempos mortos como uma criança sem brinquedos. Confesso que isso irritou-me e levou-me a questionar porque que precisava de estar sempre ocupada, quando muitas das vezes essa ocupação constante me deixava exausta e até me retirava tempo a coisas muito mais importantes.

 

Numa tentativa inconsciência de me manter ocupada dei por mim a consultar muito mais notícias e o Pinterest como forma de acesso as tais novidades a que o meu cérebro estava habituado. Decidi que não iria eliminar estas aplicações e que as iria consultar apenas quando quisesse pesquisar algo em concreto e não apenas para me entreter a ver fotos e notícias com ou sem interesse. Terei que adquirir aqui mais disciplina.

 

Ao final de 3 ou 4 dias o telemóvel deixou de ser tão interessante para mim e por isso não andava com ele sempre comigo em casa. Deixava-o muitas vezes em outra divisão porque este já não representava uma forma de distração.

 

Por outro lado dei por mim a tirar fotos e a pensar, que aquela foto seria bonita para publicar ao mesmo tempo que já pensava numa legenda. Como não a iria publicar fiz uma reflexão. Porque que queria expor aquele meu momento, ou um momento da minha família na internet? Mesmo que para amigos, apesar daqueles 300, talvez meia dúzia sejam efetivamente amigos com os quais gostaria de partilhar algo da minha vida. Porque iria expor aquele momento, mesmo sendo um momento bonito?

 

Para já, com apenas uma semana, o balanço é positivo. Passei a estar mais presente nas situações simples do dia a dia, mais presente para brincar com a minha filha, mais presente e com mais tempo para outras tarefas que me permitem aumentar a minha qualidade de vida diária porque esse tempo não está ocupado a olhar para um ecrã.


Por aqui continuo nos meus 30 dias de minimalismo digital!!