Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Qua | 01.09.21

De que material precisa para praticar Yoga

Vânia

tapete.jpg

O yoga é realmente uma atividade simples e minimalista e assim sendo aquilo que é, realmente essencial é um tapete de Yoga. No entanto existem outros materiais que podem beneficiar a prática ajudando na execução dos asana (posturas) e aumentando o conforto.

 
 

Tapete de Yoga

O tapete do Yoga vai delimitar a zona onde vamos trabalhar e deve ter como principal caraterística ser antiderrapante. Para um maior conforto deve ter alguma espessura (no mínimo 8 mm). Um tapete mais espesso pode dificultar na realização de posturas de equilíbrio, a meu ver, no entanto esta possibilidade fica compensada pelo conforto que se obtém na realização de outras posturas, nomeadamente em posturas deitado. Tapetes mais finos (entre 1,5 mm e 5 mm) são essencialmente para serem transportados, no caso de viagem por exemplo, por serem mais leves. No entanto não fornecem o conforto necessário às articulações como os joelhos e os pulsos.

 

Blocos

Os blocos são estruturas esponjosas e firmes que permitem em algumas posturas em que a flexibilidade não é suficiente dar-nos um apoio. Com a ajuda dos blocos evitamos colocar a coluna em posições incorretas e é nos fornecido o apoio suficiente para realizar determinadas posturas que sem o apoio não seriam possíveis, como por exemplo Trikonasana. No Yin Yoga é um poderoso aliada para a realização de posturas de repouso, tal com a almofada.

 

Apoio para os joelhos

Os joelhos são uma articulação bastante sensível e protegê-los nunca será demais. O tapete já é em si uma forma de apoio e conforto para estas zonas. Estes apoios, também esponjosos, permitem dar um maior conforto à articulação do joelho enquanto se realiza algumas posturas em que o seu suporte é solicitado. Adquiri estes apoios durante a gravidez, com o aumento do peso característico desta fase, asana cujo joelhos eram solicitado ficavam assim mais protegidos, sendo que o tapete pode não ser o suficiente para dar o conforto desejado. Patologias do joelho, nomeadamente artrose também beneficiam com este tipo de suporte extra.

 

Meias antiderrapantes

Se tivermos um tapete já por si antiderrapante a utilização de meias não será necessário, no entanto, em épocas do ano mais frias pode ser desconfortável praticar descalço e para isso pode-se recorrer ao uso destes acessórios. Para além de nos aquecerem, o uso de antiderrapantes evita acidentes.

 

Fita

A fita tal como os blocos ajuda-nos quando a flexibilidade não é ainda suficiente. A fita permite manter uma postura mais correta, na execução de determinados asana, por outro lado, ela própria ajuda-nos a aumentar a nossa flexibilidade ao auxiliar tocarmos em determinados estruturas que sem a ajuda da fita não conseguiríamos. Por exemplo Paschimottanasana.

 

Zafu, almofada

Se após a prática de Yoga pretende ficar alguns ou vários minutos a meditar a almofada de meditação ou Zafu vai ser, sem dúvida, uma grande aliada. Não só aumenta grandemente o conforto, aumentando o sucesso e o tempo de meditação como melhora o alinhamento da coluna porque ao elevar a anca permite a aproximação dos joelhos do chão na postura de lótus, caso adotemos esta na meditação.

 

Manta

No caso de pretender fazer um relaxamento guiado na postura de Savasana ou até uma meditação longa uma pequena manta pode ajudar a aumentar o seu conforto pois este tipo de práticas fazem com que a nossa temperatura corporal diminua levando-nos a sentir frio.

 

Namastê!

2 comentários

Comentar post