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Qui | 16.04.20

Alimentação na Primavera

Todas as dicas da Medicina Ayurvédica

Vânia

Imagem de pasja1000 por Pixabay

Tal como os ciclos do dia existem ciclos ao longo de todo o ano. A ayurveda divide o ano em 3 ciclos em vez das 4 estações do ano a que estamos habituados.

 
Neste momento estamos na estação/ciclo Kapha que vai desde o início da primavera (meio do mês de marco) até ao início do verão (meio do mês de junho).
 
O dosha Kapha é um elemento regido pelas características da terra e da água e para mantermos este dosha equilibrado devemos de ter estímulos na nossa vida, praticar exercício físico, ter controlo do nosso peso, viver experiência variadas e reduzir os doces.
 
Nesta época do ano na nossa alimentação devem de estar presentes sobretudo os sabores pungente , amargo e adstringente.
 
Para além disto, é importante que todos sigamos e mantenhamos uma rotina sazonal (ritucharya) para a manutenção do equilíbrio interno ao longo de todo o ano.
 
 

Alimentação na Primavera:

Algumas das sugestões da ayurveda todos nós acabamos por as seguir naturalmente sem que nos apercebamos, pois o nosso corpo é sábio e pede aquilo que precisa a cada estação. Preferimos comidas mais leves no calor e bebidas quentes no inverno é um exemplo bem simples desta sabedoria do nosso corpo.

 
  • Na primavera prefira uma dieta mais leve, mais seca e com menos gorduras comparativamente com outras estações do ano;

 
  • Um bom pequeno almoço é essencial nesta estação do ano ( nesta e em todas, é de manhã que se começa o dia e depois do jejum prolongado da noite nada como um pequeno almoço saudável). Em vez de começar o seu dia com um shot de cafeína acorde o seu corpo com comidas leves tais como panquecas de trigo-sarraceno, uma bebida quente com uma pitada de mel. Cereais frios, sumos, leite e pastelaria estão proibidos nesta altura do ano;
 
  • Reduzir os doces é essencial, experimente uma semanas e garanto que se vai sentir mais leve e energético e vai querer continuar sem eles no seu dia-a-dia. O mel, no entanto, é um doce que a ayurveda recomenda, contudo não deve de ultrapassar a toma de uma colher de sopa por dia. Outra dica, o mel não deve ser sujeito a temperaturas elevadas e por isso deve-se evitar cozinhar com ele, prefira-o a frio para obter todos os seus benefícios;
 
  • Use e abuse das sementes de sésamo, pode colocar estas no pão pois ajuda a contrabalançar a característica doce e pesada do trigo;
 
  • Fritos, estão fora de questão e por isso deve de os eliminar da sua dieta. Tente usar menos manteiga e óleos nos seus cozinhados dando preferência a gorduras mais saudáveis. A ayurveda recomenda o óleo de amêndoa e de girassol, eu adoro o nosso bom e velhinho azeite e por vezes também o óleo de coco;
 
  • Os legumes devem de ser cozinhados a vapor para que fiquem crocantes, pois tudo o que for fresco e crocante estimula e equilibra o kapha;

     

     

    -----» Os produtos lácteos devem de ser reduzidos. Manteiga, gelados e queijos são dos que tornam o seu sistema mais frio e congestionado. Aqui confesso gelados é difícil, porque nesta altura quem não tem saudades de voltar a comer um gelado? Agora, pode sempre optar por gelados sem produtos lácteos, podendo mesmo fazê-los em casa. Super simples.

     

    • Apesar de já se fazer sentir temperaturas mais agradáveis prefira ainda bebidas quentes para que não ocorram desequilíbrios.
     
    • Dê preferência a alimentos de paladares adstirngentes tais como a fruta, legumes e saladas para um bom funcionamento do intestino. Apesar da ayurveda dar sempre preferência a comida cozinhada a fruta e as saladas são a melhor exceção a esta regra.
     
    • Os paladares pungente são dos mais importantes nesta época do ano, pode acrescentar estes sabores recorrendo as especiarias sendo esta uma das melhores maneiras de equilibrar o Kapha.
     
    • Os paladares amargos também devem ser introduzidos na alimentação, como exemplo temos a casca de limão, espinafres e hortaliças de folha.

       

      Tudo pronto para uma Primavera florida! 

       

      Namastê!

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