Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Sacos plásticos - 25 minutos nas nossas mãos, 400 anos no nosso planeta!

Sim é verdade em média usamos o saco plástico por uns curtos 25 minutos. Parece pouco mas basta pensar no percurso que fazemos entre o supermercado, onde adquirimos o saco, e a nossa casa onde o mesmo, muitas vezes, deixa de ter utilidade. 

sale-2254101.jpg

Não faz sentido, usar um saco ou outro qualquer objeto por 25 minutos quando este vai demorar entre 100 a 400 anos a se decompor no meio ambiente

 

Eu na minha condição humana, imperfeita e cheia de falhas tinha em casa imensos sacos reutilizáveis mas a verdade é que a grande maioria das vezes ia às compras e não os levava. Portanto acabava por comprar sacos no supermercado. Com isto tinha, também, em casa um enorme saco de plástico, ele próprio, cheio de sacos, saquinhos e sacões. Para além de ocuparem espaço em minha casa, não era a atitude mais correta perante o ambiente.

 

Tomei algumas medidas para mudar este padrão. Deixo as dicas que resultaram comigo.

 

  • Ter no carro uns quantos sacos reutilizáveis. Assim quando for às compras não há desculpas, tem sempre sacos dentro do carro. Evita assim gastar uns cêntimos a mais no supermercado. Após arrumar as compras, coloco os sacos junto à porta de casa para não me esquecer de voltar a coloca-los dentro do carro.

 

  • Ter dentro das suas malas, isto no caso das senhoras, pequenos sacos reutilizáveis de materiais que se dobrem facilmente como, por exemplo, de algodão. Assim não vão ocupar muito espaço nem pesam significativamente. Evitamos adquirir aqueles pequenos sacos nas lojas, que depois da primeira utilização acabam por não ter outra utilidade.

 

  • Nas lojas onde os sacos ainda são oferta, mesmo naquelas em que utilizam sacos de papel (que também não é a opção mais amiga do ambiente), recuse gentilmente e use aquele que estiver na sua mala. Apesar de ser oferecido pode evitar adquirir mais se o mesmo não lhe será mais útil que qualquer outro saco reutilizável que já possua. 

 

  • Agora não vamos deitar todos os sacos de plástico fora só porque queremos reduzir o seu uso. Vamos lhes dar o uso que lhes for possível até que os mesmos já não estejam em condições. Nessa altura é muito simples, basta colocar no ecoponto amarelo para reciclagem

 

2 comentários

Comentar post