Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

The true cost

Hoje em dia estejamos a adquirir 400 vezes mais roupa do que há 20 anos atrás. Já se perguntou porquê? Para entender este aumento no consumo de roupa temos que decifrar o conceito de fast fashion.

 

social_facebook_post_large.jpg

Fonte: truecostmovie

Antes existiam duas épocas por ano, Primavera/Verão e Outono/Inverno. Corríamos para as lojas para ver as novidades da nova estação a cada 6 meses. Hoje em dia existem dezenas de micros épocas por ano. Isto faz com que exista uma rápida alteração das tendências(fast fashion), promovendo um maior consumo

 

Muitas vezes aqueles bens que realmente precisamos são demasiados caros mas temos a consolação de poder adquirir uma peça de roupa nova todas as semanas. conseguimos fazê-lo porque os preços praticados são bastante baixos não representando, muitas vezes, o verdadeiro custo de produção e transporte.

 

A questão é como conseguem exercer estes preços baixos? Quem esta a pagar o verdadeiro preço? Em particular estão os trabalhadores destas fábricas que recebem, em média, 3€ por dia e em geral todos nós porque a industria da moda é a segunda mais poluidora do mundo.

 

Estamos a gastar dinheiro que não temos, para comprar coisas que não nos fazem falta. Tentamos obter no consumo uma forma de conforto, de bem-estar e felicidade. Mas nada disto se confirma a longo prazo. É verdade que pode sentir um grande entusiasmo após comprar algo mas, rapidamente, a felicidade esperada não é alcançada.

 

Caso pretendam saber mais sobre este assunto vejam o documentário “The true cost” disponível na Netflix

2 comentários

Comentar post