Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Guarda-roupa cápsula

40 Peças de roupa

3 Meses

Sem fazer compras

 

Pois bem, o objetivo aqui é simplificar e reduzir, ter um guarda-roupa minimalista. Porque existe uma enorme distância entre aquilo que temos e aquilo que, realmente, precisamos. E aquilo que precisamos pode passar por um guarda-roupa minimalista de 40 peças. 

11050192686_7d3422021d_b.jpg

Estas 40 peças deverão ser aquelas que nós, realmente, adoramos e portanto que nos sentimos bem com elas. Preferencialmente devem de ser peças versáteis, que possam ser conjugadas com várias outras.

 

Os 3 meses representam uma estação do ano, sendo que no final deste período poderá se fazer alterações, substituindo algumas das peças por peças da estação seguinte. Excluídas destas 40 peças estão os acessórios, as malas, roupa de desporto, roupa interior, pijamas e “roupa de andar por casa”.

 

Tendo em conta que este número de peças será o suficiente para uma temporada de 3 mêses, não será necessário adquirir peças de roupa novas.

   

 

Faça o seu guarda-roupa cápsula

Reflita sobre o meu estilo de vida. Precisa de roupas que se adaptem a sua rotina diária, a sua profissão, a sua forma de estar e como gosta de se sentir. 

 

Retire todas as roupas do seu roupeiro e gavetas. Aqui vai conseguir ter uma percessão da quantidade de roupa que efetivamente pussui. Depois escolha as suas 40 peças. para facilitar esta escolha faça-se as seguintes questões:

 

  1. Usei esta peça nos últimos 12 meses?
  2. Atualmente, esta peça encaixa no meu estilo/ forma de estar?
  3. Esta roupa faz-me sentir bem?

 

Se a resposta for positiva a estas 3 questões, então essa peça pode fazer parte do guarda-roupa cápsula. Se alguma das respostas for negativa então essa peça terá outro destino. Aqui é preciso praticar o desapego, não é fácil, é verdade mas é um processo. Não precisa decidir já o que fazer com as roupas que ficaram de fora da cápsula, pode decidir mais tarde o que fazer com elas. É possivel que volte para "resgatar" alguma das peças.

 

No final deste processo vai sentir-se inesperadamente tranquila. Vai reduzir a toma de decisões e o consumo, dando oportunidade para se conetar consiga própria. Vai adquirir uma vida mais simples, focada nas coisas que realmente são importantes.

 

5 comentários

Comentar post