Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Ter Menos Ser Mais

Encontre nas coisas simples a liberdade, a felicidade e a intencionalidade da vida

Como organizar o seu quarto minimalista

O nosso quarto tem duas principais funções. É onde dormimos e onde trocamos de roupa. Sendo o descanso muito importante para nós, este local deve de o promover e facilitar.

 

Para que isso seja possível não podemos ter um espaço sobrecarregado de objetos, móveis ou roupa. Deve de ser um espaço que transmite serenidade, fácil de arrumar e limpar e com uma manutenção que não despenda demasiada da nossa energia

 

bed-1839184_1920.jpg

 

Móveis

Os nossos quartos devem de cumprir estas duas funções, o descanso e a troca de roupa. Portanto vamos precisar, inevitavelmente, de uma cama e de móveis para a arrumação. Do meu ponto de vista isso será o essencial. Quais os móveis que vai utilizar para colocar a roupa fica ao seu critério. Podem ser mesas de cabeceira, cómodas, estantes, baús, roupeiros etc. 

 

Pode também usar o seu quarto para se pentear e maquilhar, podendo ter por isso a móvel para esse fim. Pode precisar de ter também no seu quarto uma zona de escritório. Pessoalmente penso ser um contra senso ter uma área de trabalho no local onde descansamos. Mas claro, não tendo outra opção tente harmonizar ambos os espaços da melhor forma.

 

Agora um fator muito importante, antes da aquisição de qualquer móvel verifique bem as medidas para evitar ocupar muito espaço do quarto. Deve de ter espaço suficiente para circular e desfrutar deste local.

 

 

Superfícies 

Muito bem, agora que já tem os seus móveis essências e se certificou que tem espaço para circular livremente no seu quarto vamos aos objetos decorativos. Tente não ultrapassar os 4 objetos por superfície. Claro, que isto vai depender do tamanho da superfície.

 

Por exemplo, as mesas de cabeceira deverão ter apenas objetos que lhe são úteis, eventualmente, um candeeiro, um despertador, o livro que esta a ler ou subtuir qualquer um destes por um objeto decorativo.

 

No caso de ter um toucador para se pentear e maquilhar evite ter essa superfície cheia de produtos. Tenha um lugar para cada coisa, por forma, a que estejam facilmente acessíveis para o caso de serem usados diariamente, mas que não estejam a vista de todos.

 

Para o caso de ter uma secretária no quarto faça o mesmo processo, mantenha o espaço arrumado e desimpedido. Imagine tentar dormir com aquela pilha de folhas em cima da sua secretária.

 

 

Organização

Para facilitar a arrumação da sua roupa faça um seu Guarda-Roupa Cápsula. A sua cápsula deve ter entre 30 a 40 peças de roupa que serão suficientes para uma estação do ano. Desta forma, irá limitar o seu número de peças de roupa às suas favoritas e as mais versáteis que tem. Se mantiver o seu Guarda-Roupa Minimalista basta arrumar as suas roupas corretamente dobradas e ao abrir o seu roupeiro ou as suas gavetas conseguirá visualizar todas as roupas que tem facilitando a sua escolha.

 

Mantenha mais próximo as roupas da estação presente e nos locais mais difíceis de chegar, dentro do seu roupeiro, as roupas de outras estações que não esta a usar e as roupas de cama. 

 

No que toca a organização no interior dos seus móveis é importante que tenha um local para arrumar cada objeto ou peça de roupa e depois do seu uso, assim que puder, voltar a local o objeto no seu devido espaço.

 

 

Manutenção

Antes de mais faça a sua cama todos os dias é o passo fundamental para entrar no seu quarto e ter aquela sensação apaziguadora. Acredite que ao ter muito poucos objetos decorativos vai facilitar muito a limpeza das superfícies e tornar este processo bastante mais rápido.

 

Como já referi tenha um lugar para cada coisa e tente manter cada coisa no seu lugar. Não digo que assim que acaba de usar a sua roupa a deve de colocar imediatamente no roupeiro e respetivas gavetas, mas não deve deixar a confusão se instalar.

 

Assim que poder volte a colocar tudo no seu lugar e vai verificar que com esta pequena manutenção diária não vai precisar de tirar aquela tarde toda de sábado para limpar o seu quarto e voltar a arrumar todo nos devidos locais.

2 comentários

Comentar post